«A acção da FENPROF e a luta dos leitores das universidades portuguesas deu frutos», pode ler-se em comunicado da Federação Nacional de Professores (FENPROF/CGTP-IN).
Foi aprovado esta sexta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma visando a criação de condições efectivas para a estabilidade de emprego dos leitores das universidades portuguesas, sendo-lhes atribuídas condições para o ingresso na carreira docente universitária com um contrato por tempo indeterminado.
Segundo a FENPROF, este resultado apenas foi possível porque a federação «se empenhou, sem desfalecimento, numa prolongada luta dos leitores, sempre acreditando que, tendo a razão do seu lado e com o envolvimento dos principais interessados, era possível encontrar uma solução».
Apesar de não terem sido plenamente consagradas as suas propostas, a FENPROF reconheceu que o resultado alcançado é «bastante positivo».
Tratou-se de um processo negocial que, embora com avanços e recuos da parte do Governo, se traduziu numa aproximação mútua de posições, o que para o sindicato é um «sinal claro» de que a negociação colectiva é possível.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui