A obra, que tem percorrido o mundo, foi novamente distinguida, desta feita na 20.ª edição do New Horizons, que decorreu exclusivamente online.
A metamorfose dos pássaros é uma produção da Primeira Idade, tem distribuição internacional da Portugal Filme e é a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos.
Em reacção aos prémios, a realizadora mostrou-se «profundamente agradecida», num comunicado divulgado pela Portugal Film, e referiu que «a Polónia passa neste momento por um período terrível, onde as liberdades e garantias estão a ser postas em causa e onde a comunidade LGBTQ é alvo de uma política homofóbica que tem vindo a escalar».
Catarina Vasconcelos afirmou ainda que «os filmes só podem existir através da liberdade: liberdade para sermos o que queremos ser e liberdade para amar quem quisermos amar», e desejou que «o cinema possa sempre ser mais forte do que a barbárie».
O filme, que conquistou o Prémio da Crítica Internacional, na sua estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim, tem somado diversas distinções como o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius (Lituânia), o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei (Taiwan), o Prémio do Melhor Filme no Festival Dokufest (Kosovo) e o prémio Zabaltegi – Tabakalera no Festival de Cinema de San Sebastián (País Basco).
Recentemente destacou-se ainda com o Prémio do Público no IndieLisboa e o Prémio de Contribuição Artística no Festival de Cinema de Curitiba (Brasil).
A estreia em Portugal deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2021.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui