A «Arquitectur’Arte de Bem Defender» é uma mostra de fotografia a preto e branco que explora as várias facetas da arquitetura militar mundial, expondo o trabalho dos fotógrafos António F. Maia e Luís Reina.
Dividida em três secções, a primeira «é dedicada aos castelos e fortalezas de Portugal», a cargo de António F. Maia, uma segunda parte sobre «os fortes portugueses de Omã e a sua influência na arquitetura militar omanita» país onde os portugueses cedo começaram a estabelecer e a conquistar fortalezas, pela sua importante posição estratégica no oceano Índico e uma terceira, e última, parte, a retratar «a arquitetura militar no resto do mundo, numa viagem através de diversas civilizações ao longo dos tempos».
A exposição será retratada em livro, a apresentar no dia 9 de Outubro, «por ocasião da palestra “Omã um outro Ocidente”, que terá lugar pelas 15h, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves».
A conferência explora o encontro entre estas duas culturas, «que ainda hoje são visíveis a olho nu». «As tradições lusitanas que hoje ainda se fazem sentir na arquitectura militar, na dança, na gastronomia, na música e até num certo liberalismo social da sua população», assim, considera Luís Reina, «é Omã, uma encruzilhada de culturas, onde as raízes lusitanas perduram até aos nossos dias».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui