|cinema

João Gonzalez obtém prémio de melhor curta de animação em Melbourne

O filme Ice Merchants, do realizador português João Gonzalez, venceu o prémio de melhor curta-metragem de animação, no Festival Internacional de Cinema de Melbourne (Austrália).

Créditos / agencia.curtas.pt

Trata-se do «terceiro prémio qualificante» do filme português como candidato a uma nomeação aos Óscares, afirma a Agência da Curta-Metragem, que representa a obra, «sublinhando o seu lugar na lista restrita de elegíveis aos galardões de Hollywood para 2023».

A curta-metragem já tinha sido distinguida na Semana da Crítica, na edição deste ano do Festival de Cannes (França), no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), no Motovun Film Festival (Croácia) e no Curtas de Vila do Conde.

João Gonzalez (Porto, 1996) é realizador, animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Depois de concluídos os estudos na Escola Superior de Media Artes e Design, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e estudou no Royal College Art (Reino Unido).

Os seus primeiros filmes, Nestor e The Voyager, foram realizados ainda no contexto académico e, juntos, «receberam mais de 20 prémios nacionais e internacionais, assim como mais de 130 selecções oficiais em festivais de cinema», refere a agência no seu portal.

O realizador «tem um grande interesse em combinar o seu background musical com a sua prática em animação, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com performances ao vivo», acrescenta a mesma fonte.

O Festival de Melbourne (MIFF), o maior e mais antigo do cinema australiano, teve início no dia 4 deste mês e prolonga-se até dia 28, com sessões na sala e on-line.

A entrega dos prémios decorreu esta quinta-feira e contou com a presença de João Gonzalez. Além do filme português, foram distinguidos Murmurs of the Jungle, do indiano Sohil Vaidya (grande prémio de curta-metragem), An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It, de Lachlan Pendragon (melhor curta australiana) e Tremor, de Rudolf Fitzgerald-Leonard (cineasta emergente australiano).

Ainda Moshari, de Nuhash Humayun (Bangladesh; melhor curta de ficção), Will You Look at Me, de Shuli Huang (China; documentário em curta-metragem) e Nazarbazi, de Maryam Tafakory (Irão; melhor curta experimental).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui