|Neo-realismo

Obras do depósito do Museu do Neo-Realismo compõem nova exposição

«A coragem da gota de água é que ousa cair no deserto» abrange obras de pintura, escultura, desenho, fotografia, gravura, ilustração ou cerâmica, de conhecidos autores do movimento neo-realista.

Créditos / museudoneorealismo.pt

A inauguração da nova mostra de longa duração no Museu do Neo-Realismo tem lugar hoje, às 16h, em Vila Franca de Xira.

Intitulada «A coragem da gota de água é que ousa cair no deserto», a exposição permite apreciar peças das reservas da instituição. É precisamente para isso que o subtítulo aponta: «A coleção do Museu do Neo-Realismo e outras obras em depósito».

No seu portal lê-se que, a partir de diversas áreas disciplinares, «os temas referenciais da produção artística do movimento neo-realista surgem aqui numa perspectiva plural dos artistas representados na Colecção do Museu do Neo-Realismo e noutras colecções depositadas».

Assim, será possível ver obras de artistas como Júlio Pomar, Querubim Lapa, Mário Dionísio, José Dias Coelho, Maria Barreira, Nuno San-Payo, Margarida Tengarrinha, Maria Keil, Cipriano Dourado, Lima de Freitas, Alice Jorge, Jorge Vieira, Joaquim Namorado e Victor Palla, entre muitos outros.

Também estará patente um conjunto de fotografias da Colecção «A Família Humana», que foram recentemente incorporadas no acervo do museu.

Com curadoria de David Santos e Paula Loura Batista, a exposição «pretende testemunhar como a produção artística neo-realista contribuiu, e continua a contribuir, para a afirmação de uma visão humanista face à realidade social e ao contexto adverso do Estado Novo», afirma-se no portal. A entrada é livre.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui