|cinema

Festa do Cinema Italiano volta a passar por Setúbal

A Festa do Cinema Italiano regressa a Setúbal com uma selecção de filmes, incluindo três ante-estreias e um cine-concerto, em exibição de 13 a 16 de Abril, no Cinema Charlot, a preços reduzidos.

Créditos / CMS

A 16.ª edição do evento organizado pela Associação Il Sorpasso, a decorrer entre Março e Maio, em mais de uma dezena de cidades portuguesas, proporciona uma programação diversificada, com cinema de realizadores novos e também consagrados, para divulgar e enaltecer a sétima arte produzida em Itália.

Em Setúbal, refere o Município num comunicado, «a cinematografia italiana faz a festa, como habitualmente, no Cinema Charlot – Auditório Municipal», com a exibição, ao longo de quatro dias, de nove filmes, incluindo três ante-estreias, em vários géneros, da comédia ao drama, da ficção ao documentário, e um cine-concerto.

A 16.ª Festa do Cinema Italiano abre em Setúbal no dia 13, às 21h30, com a ante-estreia de As Oito Montanhas, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, que acompanha a história de dois homens que, antes do tempo os separar, partilharam a infância numa aldeia remota dos alpes transalpinos.

Segue-se, a 14, igualmente às 21h30, a exibição de Interdito a Cães e Italianos, de Alain Ughetto, obra de animação que proporciona uma viagem no tempo aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região italiana de Piemonte, que foram forçados a imigrar.

Para o terceiro dia da Festa do Cinema Italiano em Setúbal, a 15, está reservada uma dose tripla cinematográfica, iniciada com a exibição, às 15h, de Hermitage – O Poder da Arte, de Michele Mally, «uma jornada visual sobre o Museu Hermitage para revelar 250 anos de história e obras de arte icónicas».

|

Festa do Cinema Italiano regressa para a sua 16ª edição

A 16ª edição da Festa do Cinema Italiano regressa no dia 29 de Março e estará em Lisboa até ao dia 6 de Abril em Lisboa, depois, até Junho, passará por 20 cidades portuguesas. Este ano serão apresentados cerca de 50 filmes italianos.

Organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, do MiC - Ministero della Cultura e da Cinecittà, a Festa do Cinema Italiano regressa com uma programação que «será como embarcar numa viagem cheia de surpresas preparadas para encher o olhar, os sentidos e a alma», segundo Stefano Savio, director artístico.

Na programação da Festa, que em Lisboa será no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, constam as antestreias de L'immensità - Por Amor de Emanuele Crialese, A Estranha Comédia da Vida de Roberto Andò, As Oito Montanhas de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, Viagem do Papa Francisco de Gianfranco Rosi e do documentário Marcha Sobre Roma de Mark Cousins que procura explicar o contexto e impactos do fascismo na Itália e toda a Europa. 

Nas sessões especiais destaca-se o Las Leonas, documentário produzido por Nanni Moretti e que segue um grupo de mulheres imigrantes em Roma unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol ou Sergio Leone - L'italiano che inventò l'America de Francesco Zippel, em que nomes como Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento ou Quentin Tarantino se juntam para prestar homenagem ao cineasta visionário mais conhecido como uma das figuras fundacionais do «spaghetti western».

Há ainda espaço para uma homenagem a Elio Petri em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. Na homenagem será feita uma retrospectiva ao trabalho do cineasta apelidado de «original, mordaz e anticonformista», com a passagem de A Décima Vítima uma longa-metragem de ficção científica e filme de culto com Marcello Mastroianni e Ursula Andress; da sua obra-prima Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, de 1970, premiado pela Academia de Hollywood com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro; e de A Classe Operária Vai Para o Paraíso, de 1971, filme que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.

Em competição estarão cinco filmes: Alla vita, de Stéphane Freiss; Margini, de Niccolo Falsetti; Settembre de Giulia Louise Steigerwalt; Marcel! de Jasmine Trinca; e La timidezza delle chiome de Valentina Bersani. A presidir ao júri desta secção competitiva estarão a realizadora Ana Rocha de Sousa, a atriz Iris Cayatte e o crítico Rui Pedro Tendinha. 

A par das vasta programação de filmes, haverá ainda uma exposição fotográfica de Luigi Ghirri em parceria com o Centro Cultural de Belém. A exposição «Luigi Ghirri. Obra Aberta», com curadoria de Pedro Alfacinha, apresenta cerca de oitenta fotografias produzidas nos últimos doze anos da sua curta mas prodigiosa carreira, sendo a primeira exposição do artista italiano em Lisboa, uma das figuras mais emblemáticas da história da fotografia do século XX. 

Além desta exposição, vai ser exibido no dia 30 de março, no Cinema São Jorge, o documentário "L'Infinito. L'universo di Luigi Ghirri", realizado em 2022 por Matteo Parisini, sobre a vida do fotógrafo.


Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Mais tarde, às 18h, no mesmo espaço, será possível assistir ao documentário de Giuseppe Tornatore, Ennio, o Maestro, que apresenta a vida e obra de Ennio Morricone, prestigiado compositor e maestro italiano, através de um conjunto de testemunhos de realizadores e músicos.

A sessão da noite, com início às 21h30, reserva a ante-estreia de A Estranha Comédia da Vida, de Roberto Andò, que acompanha a história de Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos que resgatam inesperadamente o dramaturgo Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa. 

O último da festa cinematográfica italiana em Setúbal começa às 16h com o cine-concerto em que as curtas-metragens O Caso do Senhor Valdemar, de Gianni Hoepli e Ubaldo Magnaghi, e A Guerra e o Sonho de Momi, de Segundo Chomón, são acompanhadas ao vivo com música de Caterina Palazzi e Paola Fecarotta.

Mais tarde, pelas 18h, o documentário Frida – Viva La Vida, de Giovanni Troilo, explora, com a ajuda da actriz e realizadora Asia Argento, a arte de oposições e dualismos da mexicana Frida Khalo, «uma mulher, ferozmente, independente e atormentada pelo amor, e uma artista, livre das amarras das limitações físicas».

A programação da 16.ª Festa do Cinema Italiano em Setúbal encerra às 21h30 de 16 de Abril com a ante-estreia de A Viagem de Papa Francisco, de Gianfranco Rosi, filme no qual o realizador traça um paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e duas viagens recentemente realizadas pelo sumo pontífice.

O festival realizado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal apresenta nove filmes, com sessões a três euros para o público em geral e a dois para menores de 25 anos e maiores de 65. Há também um passe especial, por seis euros, que dá acesso a todas as sessões.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui