Os trabalhadores do Snack-Bar Mundo do Café, localizado no Centro Comercial Forum Algarve estão hoje a realizar um dia de greve. Esta acção visa combater o aumento do assédio e da repressão enfrentados pelos trabalhadores nas últimas semanas, além de exigir respeito pelos seus direitos trabalhistas e contratuais. A greve causou impactos na parte da manhã tendo garantindo o estabelecimento fechado metade do dia, algo que reflete o elevado nível de adesão por parte dos trabalhadores.
Nos últimos dias, os trabalhadores têm sido pressionados a assinar acordos para a rescisão dos seus contratos de trabalho, e outros receberam cartas registradas da administração informando a intenção de não renovar seus contratos, enquanto a empresa realiza entrevistas e contrata novos funcionários. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve o direito, consagrado na Constituição da República Portuguesa, deve ser respeitado e cumprido pelo patronato.
Neste sentido, o Sindicato já solicitou a intervenção da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) para que essa autoridade restaure a legalidade, adotando os procedimentos necessários para garantir o contrato sem termo aos trabalhadores que receberam a comunicação de não renovação do contrato, e aplique as sanções adequadas.
A par das principais reivindicações, os trabalhadores estão exigindo melhores salários e condições de trabalho que lhes permitam ter uma vida digna, bem como o pagamento dos subsídios em atraso.
O Sindicato enviará um caderno de reivindicações e solicitará uma reunião com a administração para negociar um acordo que atenda às reivindicações e necessidades dos trabalhadores, que precisam de um aumento salarial para lidar com o brutal aumento do custo de vida que continua a ocorrer.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui