«O Barro e as pedrinhas», assim se intitula a actividade que o Município de Montemor-o-Novo, um dos fundadores (2018) da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), vai promover na manhã deste sábado, no Jardim do Mercado Municipal.
Nesta oficina serão destacadas duas técnicas antigas utilizadas na cerâmica, em diferentes zonas do Alentejo, designadamente os potes de roça ou potes roçados, conhecida no século XVI como «cerâmica de Montemor», e a cerâmica tradicional de Nisa. As pedrinhas de quartzo são o elemento comum em ambas as técnicas, embora utilizadas de maneiras diferentes.
O Dia Europeu da Cerâmica é comemorado em Portugal este fim-de-semana com a iniciativa «Bom dia Cerâmica 2023», com acções nas várias localidades que integram a AptCVC – associação sem fins lucrativos composta por municípios e outras entidades, com a missão de promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão de cerâmica.
Actualmente fazem parte da AptCVC 226 cidades e vilas, e outras entidades. No plano europeu, são mais de 200 as cidades cerâmicas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui