O Fest apresenta-se como « um festival com vários festivais dentro» uma vez que agrega sessões de festival de cinema, música, concertos, showcases, conferências, workshops, masterclasses, projetos em fase de desenvolvimento, showcases de séries, cerimónias de prémios. Neste sentido, em comunicado de imprensa, o FEST divulgou os nomes consagrados que irão ao Training Ground, segmento do festival dirigido para profissionais que procuram oportunidades ou melhorar o seu conhecimento acerca da indústria cinematográfica.
È destacado na sua lista de confirmações o realizador mexicano Carlos Reygadas, considerado uma figura proeminente da terceira onda do cinema mexicano. Os seus filmes são influenciados pela arte e filosofia existencialista, explorando verdadeiras jornadas espirituais no universo interior das suas personagens principais. Reygadas aborda temas como amor, sofrimento, morte e o significado da vida.
Pela primeira vez em Espinho, estará presente a realizadora Brenda Chapman, a primeira mulher a dirigir um filme de animação num grande estúdio americano, «O Príncipe do Egito» de 1998. Em 2012, Chapman ganhou um Oscar na categoria de Melhor Animação, sendo a primeira mulher a alcançar esse feito.
Ao FEST irá também Lone Scherfig, membro do movimento Dogme 95 e realizadora de «Italian for Begginers». Formada pela National Film School da Dinamarca em 1984, Scherfig marcou presença em festivais internacionais de renome, como Berlinale, Sundance, BAFTA e Oscars. Na sua participação em Espinho a realizadora irá partilhar os seus pontos de vista sobre o seu processo criativo, a importância das narrativas centradas nos personagens e a sua paixão por retratar a complexidade das relações humanas na tela.
Além desses nomes, o painel de oradores do FEST 2023 contará com a presença da atriz Noomi Rapace, do escritor Peter Straughan, do realizador Scandar Copti e do produtor Paul Miller, entre outros profissionais de destaque.
O FEST já tinha anunciado anteriormente a programação completa de cinema, bem como a iniciativa Music Walk With Me, que visa expandir a acção do festival para o campo da música.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui