|cinema

Realismos Contemporâneos avançam com testemunhos da resistência antifascista

«A Cor da Liberdade», filme de Julio Pereira que parte da história do resistente antifascista José Pedro Soares, dá sequência ao Ciclo de Cinema Realismos Contemporâneos no Museu do Neo-Realismo.

Créditos / agenda.cm-vfxira.pt

O documentário, que será exibido no próximo dia 23 de Março, às 21h, parte da história do vila-franquense José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974.

Em simultâneo, refere o portal do museu, «contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas».

Desta forma, apresenta «uma mensagem de luta e diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar», sublinha.

Com 68 minutos de duração, A Cor da Liberdade dá seguimento a um ciclo que foi aberto, em Janeiro, pelo documentário Viagem ao Sol, de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias.

A entrada é livre, informa a instituição sediada em Vila Franca de Xira. O levantamento dos bilhetes é feito no próprio dia da sessão, na recepção do Museu do Neo-Realismo, a partir das 20h.

Trailer de «A Cor da Liberdade»

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui