A Festa dos Tabuleiros é, pelo menos desde o século XIII, a forma como se revestem na cidade de Tomar as festas em honra do Divino Espírito Santo, dedicadas aos fracos, humildes, pobres e desenraizados. Uma criança ou um homem maduro era coroado imperador do Espírito Santo e era acolitado por dois pagens ou reis.
Trata-se de um ritual de entronização num acto público, teatral, dramático e religioso-popular, muitas vezes sem a participação de qualquer prelado, em que os papéis sociais se invertiam. Por um dia, governava o governado, soltavam-se presos, acarinhavam-se pobres, visitavam-se doentes e tudo culminava num bodo colectivo com a participação de toda a comunidade, pobres e ricos, cabendo a estes serem os principais fornecedores dos géneros.
Assim, será possível na Festa do Avante!, no âmbito desta exposição sobre a Festa dos Tabuleiros, encontrar imagens, objectos, cartazes, explicações, artesãos, tabuleiros, ornamentações populares de ruas, trajes e alfaias culturais, coroas e pendões.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui