«No México governa o povo, porque a presidente foi eleita pelo povo mexicano, e estamos a lidar com o problema da insegurança, amanhã daremos os resultados do encerramento de 2024», disse a presidente na conferência matinal de ontem.
A presidente mexicana qualificou como «falsas» as declarações proferidas por Donald Trump no dia anterior, de acordo com as quais «o México é essencialmente governado por cartéis» e «é um lugar muito perigoso».
Sem se referir especificamente a essas declarações, Sheinbaum ironizou afirmando: «Sempre com o devido respeito, talvez ontem Trump tenha sido mal informado e pense que Felipe Calderón (ex-presidente) e García Luna (ex-secretário da Segurança) ainda governam no México.»
Mais à frente, refere La Jornada, disse ser necessário esperar que Donald Trump assuma formalmente o cargo de presidente dos Estados Unidos e reafirmou a sua confiança numa boa relação bilateral.
«Baseio-me no facto de ter havido uma boa relação com o presidente Andrés Manuel López Obrador. Uma boa relação de colaboração no de subordinação», disse, sublinhando que, partindo da defesa da soberania e da independência do México, espera «colaborar em tudo o que for possível, desde questões comerciais até matérias de segurança e migração».
Claudia Sheinbaum insistiu na necessidade de uma boa colaboração também para travar a entrada ilegal de armas no México a partir dos EUA, já que 75% do armamento apreendido nas operações contra o crime organizado provêm do país vizinho.
Ao ser questionada sobre a gravidade de que os narcos governam o México, a chefe de Estado disse: «Sim, mas não, é falso.»
América Mexicana
No início do seu encontro com os jornalistas, esta quarta-feira, Sheinbaum afirmou que a designação Golfo de México é reconhecida internacionalmente desde 1607 e sugeriu denominar parte do país vizinho como América Mexicana, também em resposta a declarações recentes de Trump.
«Obviamente, Golfo do México é um nome reconhecido pelas Nações Unidas. Porque não lhe chamamos América Mexicana? Soa bem, não é? Não é verdade? Desde 1607», disse a presidente ao mostrar um mapa do século XVII em que aparecem ambos os termos.
Claudia Sheinbaum voltou a dizer que Golfo do México é reconhecido pela ONU, sem mencionar em concreto a insinuação feita por Donald Trump na véspera de que a sua administração iria alterar essa designação para «Golfo da América».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui