No passado dia 21 de Fevereiro de 2025, realizou-se uma reunião entre a Associação Nacional Movimento TVDE (ANMTVDE) e a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/STRUP) para debater os desafios enfrentados pelos trabalhadores do sector TVDE.
Durante o encontro, segundo uma nota da estrutura afecta à CGTP-IN, ambas as entidades identificaram problemas comuns e destacaram a importância de uma revisão legislativa que resolva as fragilidades do sector. Um dos pontos centrais da discussão foi a necessidade de uma maior regulação e fiscalização por parte das entidades competentes, garantindo um funcionamento mais disciplinado e justo.
A Fectrans/STRUP sublinhou que qualquer revisão da lei deve assegurar uma relação de trabalho legal, proporcionando garantias de salários dignos e horários justos. A valorização do trabalho e dos profissionais do sector TVDE foi destacada como um elemento essencial para a melhoria das condições laborais.
Este encontro insere-se na estratégia da Fectrans/STRUP de dialogar com os diferentes intervenientes do sector, procurando encontrar consensos para promover melhores condições de trabalho, numa procura por unidade entre todos aqueles que querem lutar por uma vida melhor.
A partir das discussões realizadas no grupo de trabalho do STRUP que acompanha o sector TVDE, diz a Fectrans que serão apresentadas propostas às entidades responsáveis, visando corrigir as lacunas existentes na legislação. Esse processo dá continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido para fortalecer os direitos dos trabalhadores TVDE e garantir uma regulamentação mais justa para o sector em questão.
Na passada semana motoristas TVDE e estafetas de entregas de comida participaram numa concentração no Campo Grande, ao que seguiu uma manifestação até à Assembleia da República, para reivindicar melhores condições de trabalho no sector.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui