Num aviso à Rússia, EUA enviam militares para a Polónia

Os EUA enviaram um destacamento militar para a Polónia. A Rússia afirma que é uma ameaça à sua segurança.

A Rússia acusa os EUA de atentarem contra os seus interesses e segurança
Créditos / Vermelho

O fim da semana passada ficou marcado pela notícia de que uma coluna de veículos militares e soldados norte-americanos atravessaram a fronteira sul da Polónia em direcção à base militar de Zagan, onde vão permanecer, no que se pode considerar uma demonstração de força em relação à Rússia.

As forças norte-americanas e outras tropas aliadas têm vindo a realizar exercícios militares conjuntos no flanco leste da Aliança Atlântica, mas esta deslocação das tropas é a primeira com caráter permanente na região por parte de um aliado da NATO.

São cerca de 3500 os militares que chegaram à Polónia. Forças militares de diferentes países da NATO vão ocupar o território de modo rotativo a cada nove meses.

O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, Dmitry Peskov, afirmou à BBC que o acto dos Estados Unidos «ameaça os interesses e a segurança» da Rússia. «É um país terceiro que está a aumentar a sua presença militar nas nossas fronteiras na Europa. Nem sequer é um país europeu», declarou Peskov.

Para além dos soldados, os Estados Unidos enviaram ainda uma frota com 87 tanques e 144 veículos armados. O destacamento militar norte-americano vai ainda levar a cabo exercícios militares nos países do Báltico.

Com Lusa

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui