Hoje mesmo, as forças do grupo terrorista lançaram uma poderosa ofensiva contra as posições do Exército sírio na rotunda de Panorama. De acordo com a Al-Masdar News, forças oposicionistas ao Governo de Bashar al-Assad chegaram a afirmar que o EI tinha conquistado esse ponto fulcral na Batalha de Deir ez-Zor, mas tal não se veio a verificar.
A Força Aérea Síria, partindo da base aérea de Qamishli, no Nordeste do país, assumiu um papel fundamental, na medida em que atacou as viaturas do EI nas quintas circundantes e impediu que as forças terroristas se pudessem reagrupar.
Este foi um dos ataques mais fortes lançados pelo EI desde que, na semana passada, deu início a uma grande ofensiva contra a cidade cercada de Deir ez-Zor, em cuja zona ocidental, sob controlo das forças governamentais, vivem mais de 100 mil pessoas – revelaram as Nações Unidas.
De acordo com a informação divulgada pelos repórteres da Al-Masdar, têm-se registado fortes combates, sem que o EI tenha conseguido avançar no terreno. Ao invés, tem sofrido pesadas baixas – só no sábado estima-se que tenham sido 500 – e visto destruídas as suas estruturas defensivas e equipamentos de ataque – em que se incluem os famosos carros-suicidas com que investe contra as posições do Exército sírio, tal como os «rebeldes» fizeram em Alepo. Para estas perdas, muito têm contribuído os intensos bombardeamentos da Força Aérea Russa.
Por outro lado, apesar dos reforços recebidos e do apoio aéreo, revelaram-se infrutíferas, até ao momento, as tentativas do Exército Árabe Sírio e das Forças de Defesa Nacional para quebrar o cerco imposto pelos terroristas ao aeroporto militar e reabrir a estrada que o liga à capital da província de Deir ez-Zor.
Levantar este cerco afigura-se como algo de essencial para o Exército sírio e a própria cidade, na medida em que irá permitir receber ajuda e reforços com muito maior segurança.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui