Acordo na Transtejo e Soflusa

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa, responsáveis pelas ligações fluviais no Tejo, chegaram a acordo com a administração para a revisão do acordo de empresa.

Depois de um impasse de vários meses, administração e trabalhadores chegam a acordo sobre a revisão dos acordos de empresa da Transtejo e da Soflusa
Créditos / Agência Lusa

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) informa que, após a discussão com os trabalhadores, realizaram-se ontem reuniões com a administração da Transtejo e da Soflusa, em que «se chegou a acordo relativamente à nova versão da revisão dos acordos de empresa, que o Governo chumbou, depois de ter sido assinada pela administração que nomeou».

Após várias greves parciais com uma adesão massiva protagonizadas pelos trabalhadores, administração e estruturas sindicais chegam a um acordo «que assenta na base de um novo texto a ser enviado para publicação no Boletim de Trabalho e Emprego até ao próximo dia 31 de Maio e num conjunto de informações da administração no que respeita à recuperação da frota, de modo a repor os parâmetros de oferta de serviço público às populações».

No que concerne aos acordos de empresa, entre outras questões, está salvaguardado que para efeitos do prémio de assiduidade só serão consideradas as ausências correspondentes a períodos normais de trabalho diários completos. Também está prevista «a respectiva regularização em sede de processamento salarial aos trabalhadores que já receberam o subsídio de férias, gozaram período seguido de férias com duração igual ou superior a dez dias úteis – e, nessa conformidade, não lhes foi abonado prémio de assiduidade».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui