Orgulhosa da diferença que a caracteriza, a freguesia de Arroios, em Lisboa, tem escolas com crianças de 29 nacionalidades diferentes. A multiculturalidade que ali se vive deu o mote à iniciativa.
Dos 3200 filmes de 120 países a organização seleccionou 96. A mostra competitiva conta com 54 curtas-metragens internacionais, que serão exibidas no Auditório Camões, enquanto as 42 não competitivas serão visionadas no Mercado de Culturas.
A presidente da Junta de Freguesia, Margarida Martins, assume que a par do encontro de culturas, a freguesia apresenta-se com um movimento artístico forte e com muita gente ligada à cultura. Da conjugação destes ingredientes resultou a vontade de avançar com um festival de cinema focado no tema da inclusão.
Conhecido activista pela causa ambientalista, mas também pela convivência inter-religiosa e contra a violência, o actor iraniano Reza Kianian é o presidente do júri.
No último dia do festival serão entregues quatro prémios: o Arroios Film Festival Special Award, no valor de três mil euros, o Best Fiction, o Best Documentary e o Best Animation, no valor de 1500 euros cada.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui