Segundo o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS), os trabalhadores, em greve há 18 dias, exigem uma calendarização do processo negocial firmado entre o Ministério da Saúde e os representantes sindicais.
O sindicato lembra que o ministro da Saúde, ouvido há uma semana no Parlamento sobre o Orçamento do Estado para 2018, disse aos deputados que iria em breve apresentar uma proposta aos sindicatos, o que ainda não aconteceu. Acrescenta que na semana passada existiram contactos informais entre os sindicatos e a tutela, sem que tivesse resultado a apresentação de qualquer protocolo com vista ao início das negociações.
Os trabalhadores pretendem o cumprimento dos acordos assinados, a apresentação concreta de uma proposta que dê expressão prática às novas carreiras e lutam contra o bloqueio das negociações.
Segundo os sindicatos do sector, tinha sido acordado com o Governo uma quota de 30% de lugares de topo de carreira para estes profissionais. Contudo, em Conselho de Ministros, essa quota foi diminuída para 15%, uma situação que também gera descontentamento, «impedindo a progressão normal dos profissionais das categorias inferiores».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui