|grande distribuição

Trabalhadores dos hipermercados em greve

Os funcionários de várias cadeias de supermercados e hipers estão este domingo de Páscoa em greve. Exigem o respeito pelo feriado, o aumento dos salários e o fim da precariedade, entre outras reivindicações.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

Os trabalhadores das cadeias de hipermercados, filiadas na Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), estão hoje em greve. A adesão chega aos 60%, estando vários hipermercados das cadeias Jumbo, Continente e Pingo Doce encerrados.

Entre as reivindicações, está o «respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa», o fim da precariedade e dos horários desregulados que põem em causa a conciliação da vida familiar com a profissional. É exigido ainda o aumento dos salários, o cumprimento da negociação colectiva e o fim do bloqueio a esta pelas entidades patronais.

Os patrões, representados pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), apesar dos elevados lucros, insistem na redução do valor pago pelo trabalho suplementar e em dia de feriado. Outra exigência patronal a troco dos aumentos é a introdução do banco de horas no CCT, dando força à crescente desregulação de horários.

A greve deste domingo foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE/UGT). O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN) também convocou protestos, estando marcada uma quinzena de luta de 9 a 20 de Abril.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui