|Museu Mineiro de São Pedro da Cova

Exposição alerta para destruição do património

No dia 5 de Maio é inaugurada no Museu Mineiro de São Pedro da Cova a exposição de fotografia «Central de Captação do Sousa» – fonte que durante cerca de 100 anos abasteceu a cidade do Porto.

Antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa
Créditos / ruinarte.blogspot.pt

Construída para a captação, elevação, transporte e distribuição domiciliária à Invicta da água dos rios Sousa e Ferreira, a antiga Central de Captação do Sousa entrou em funcionamento a 1 de Janeiro de 1887 e foi desactivada em 1985, após a Central Elevatória de Lever a ter substituído.

Numa nota enviada às redacções, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, afirma que a mostra «visa alertar para a situação de destruição deste património material, um exemplar único de arqueologia industrial, que se encontra abandonado, apesar de classificado como imóvel de interesse público».

A inauguração acontece na próxima quinta-feira, pelas 16h, e conta com a actuação «Projeto Rios» pelo grupo de dança do Rancho Folclórico de Zebreiros.

De entrada livre, a exposição estará patente até 1 de Setembro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui