|saúde pública

Greve na inspecção sanitária até Junho pela revisão da carreira

Os trabalhadores de inspecção sanitária da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária irão estar em greve ao trabalho normal nocturno, extraordinário e em dias de descanso de 3 de Março a 30 de Junho.

Créditos / CGTP-IN

Para lutar pela revisão do Decreto-Lei n.º 141/2019, que criou a carreira de inspecção sanitária, e contra o processo de municipalização da inspecção veterinária, estes profissionais estarão em greve prolongada.

Os trabalhadores denunciam de ter sido criada uma carreira especial cuja abrangência é limitada, «deixando de fora todos os trabalhadores não veterinários».

Em nota enviada à imprensa pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN), a estrutura denuncia o Governo por criar uma carreira que «não dignifica os trabalhadores com funções de inspecção sanitária» e que desvaloriza salarialmente quem para esta nova carreira transitou.

Esta luta visa igualmente pôr fim ao processo de transferência de competências para os municípios, nos domínios da protecção e saúde animal, e da segurança de alimentos, processo que representa «um grave retrocesso em matéria de saúde pública, visto estar-se a colocar em causa a operacionalidade da actividade inspectiva e a esvaziar de conteúdo e de competências a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária», refere o documento.

«A luta destes trabalhadores pela defesa de melhores condições de trabalho, por uma carreira específica, é indissociável da defesa das funções sociais do Estado e da defesa da saúde pública», pode ler-se na nota.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui