Fectrans considera sansões injustificadas

Trabalhador protesta contra sucessivos processos disciplinares

Um trabalhador do grupo Transportes Nogueira protesta à porta da empresa depois de lhe ser aplicada uma quarta sanção, que implica 20 dias sem vencimento. Está marcada greve para dia 27 de Julho.

Os trabalhadores da Nogueira Transportes realizaram greve o ano passado
Créditos

Na sequência de três processos disciplinares no prazo 14 meses, um trabalhador do grupo Transportes Nogueira, em Vila Nova de Famalicão, protesta à porta da empresa, depois de lhe ter sido aplicada nova sanção de 20 dias.

Segundo um comunicado da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), este acontecimento reflecte «o clima de pressão sobre os trabalhadores de uma empresa que não cumpre o estipulado no Contrato Colectivo de Trabalho do sector, motivo pelo qual os trabalhadores desenvolveram uma luta prolongada no ano passado, pela sua defesa e contra a repressão laboral».

Decorrido um ano da denúncia pública feita pela Fectrans sobre os procedimentos da empresa perante os seus motoristas, a estrutura sindical afirma que «o número de situações de conflitualidade entre a administração da empresa e os trabalhadores que lutaram tem aumentado e tem sido uma constante».

Dão como exemplo «a tentativa de despedimento de um motorista por fazer valer os seus direitos; o levantamento de notas de culpa por situações de imposição de serviços não compatíveis quer na definição, quer nas responsabilidades não correspondentes às funções de motorista; a redução de trabalho de forma a terem motoristas que nem sequer fazem o horário normal de trabalho e a discriminação na escolha para frequência nos cursos de formação e reciclagem».

O trabalhador que está à porta da empresa em protesto é motorista há 25 anos, sendo, segundo a Fectrans, «um trabalhador exemplar e zeloso». No entanto, nos últimos 14 meses já teve necessidade de responder a três notas de culpa tendo na terceira sido atribuída uma pena de 20 dias sem vencimento.

A Fectrans promoveu um pré-aviso de greve para dia 27 de Julho, em solidariedade com a situação do trabalhador e contra a pressão psicológica e o assédio moral, tendo também como objectivo a defesa do Contrato Colectivo de Trabalho e a aplicação dos direitos nele consagrado. A União de Sindicatos de Braga também enviou uma nota à imprensa de solidariedade com o trabalhador.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui