Pela primeira vez, no seu percurso artístico, Cláudia Dias desafiou-se a criar uma peça de grupo com um elenco constituído por cerca de 20 pessoas. Fazendo uso da chamada técnica de composição em tempo real, este projecto conta com o grupo de práticas de improvisação, criado no início de 2022, em Almada, composto por pessoas com diferentes formações, com interesse na composição em tempo real e na investigação em torno de processos de criação.
Concebido para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, este improviso artístico foi pensado para três territórios distintos que evocam aspectos diferenciados desse momento histórico, como as casas da clandestinidade no Seixal, a reforma agrária em Serpa e a indústria conserveira em Matosinhos. O espectáculo evoca também os três D que constituíram o programa do Movimento das Forças Armadas – Descolonizar, Desenvolver e Democratizar.
DES conta com jovens do projecto «Sete Anos, Sete Escolas», um projecto de inclusão social via práticas artísticas, levado a cabo desde 2016 nas escolas públicas das cidades de Almada, Porto e Seixal, e com pessoas acima de 65 anos, recrutadas no contexto do movimento associativo e das universidades seniores dos três territórios.
Promovido pela Associação Sete Anos, com coprodução da Câmara Municipal do Seixal e o apoio do programa Arte pela Democracia, o trabalho sobe ao palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, hoje, pelas 21h30, e amanhã, às 17h. Os bilhetes têm o preço de seis euros.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui