|Feira do Livro do Porto

Feira do Livro do Porto celebra vida e obra de Júlio Dinis

Helena Carvalhão Buescu e Gonçalo M. Tavares são os programadores convidados desta edição, a realizar entre os dias 27 de Agosto e 12 de Setembro de 2021 nos Jardins do Palácio de Cristal.

Feira do Livro do Porto nos Jardins do Palácio de Cristal
Créditos / Universidade do Porto

«Sob o signo do reencontro, da escuta e da leitura, de esperança num futuro em que possamos reencontrar a normalidade nas relações com os outros e com o mundo», a Feira do Livro do Porto vai juntar dezenas de editoras e alfarrabistas, das maiores às mais pequenas, nos jardins do Palácio de Cristal.

Herborizar é a palavra que dá o mote à Feira do Livro de 2021. «Herborizar, a acção de fazer herbários, foi uma prática muito comum, não só entre botânicos mas também entre escritores, que se estendeu até ao século XIX e respondeu à necessidade de estudar, conhecer e classificar, para memória futura, as espécies do mundo vegetal», explica  Nuno Faria, coordenador programático da Feira.

Prémio Júlio Dinis vai premiar os melhores trabalhos de ilustração

Júlio Dinis motiva 1.ª Bienal de Arte – Vila de Fânzeres

A Argo – Associação Artística de Gondomar e a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova dinamizam a primeira edição da Bienal de Arte dedicada a Júlio Dinis e aos 150 anos da edição do romance «As Pupilas do Senhor Reitor».

A iniciativa organizada pela Argo e pela União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova dedica a primeira edição ao escritor Júlio Dinis, que residiu na freguesia de Fânzeres, tendo ficado associado à toponímia e à história desta vila. 

Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias, conta que a bienal está inserida num conjunto de iniciativas que a junta tem vindo a promover com o objectivo de impulsionar diferentes expressões artísticas. À falta de um acontecimento no campo das artes, «decidimos avançar com o Prémio Júlio Dinis, que irá premiar os melhores trabalhos de ilustração», sublinha.  

As propostas, que deverão ser enviadas até ao dia 15 de Março, devem ser dedicadas ao romance em destaque na bienal, As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis.

O regulamento da iniciativa prevê a integração de ilustradores, designers, artistas e editores. O prémio final tem um valor de 500 euros e será entregue ao vencedor na inauguração da exposição, em Abril.

Os interessados em participar podem descarregar já a Ficha de Inscrição.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Antetítulo: 
Prémio Júlio Dinis vai premiar os melhores trabalhos de ilustração
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Júlio Dinis, um dos nomes maiores do Romantismo literário em Portugal, «fez um herbário na Ilha da Madeira por alturas da última das três estadas que ali realizou» para se tentar curar da tuberculose de que padecia, e de que foi vítima em 1871, com apenas 32 anos de idade.

O Herbário de Júlio Dinis é a peça central desta edição da Feira do Livro e «estará em exposição na Extensão do Romantismo do Museu da Cidade», onde Nuno Faria exerce também a direcção artísica. 

A propósito do 150.º aniversário da morte de Júlio Dinis, a Feira do Livro do Porto vai explorar um autor que deixou «uma obra invulgarmente extensa, para tão breve tempo de existência» e com uma qualidade «inovadora, que urge redescobrir, voltar a ler e debater».

A lotação do recinto é limitada a um máximo de mil pessoas em simultâneo, sendo o acesso aos Jardins do Palácio de Cristal do Porto restrito durante a duração do evento.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui