|Orçamento do Estado

Governo diz que não há 1% para a Cultura até final da legislatura

O ministro da Cultura disse que não será o próximo Orçamento do Estado a cumprir «1% para a Cultura» e acrescentou que o objectivo não será alcançado nesta legislatura.

A exigência de reforço do orçamento para a Cultura tem estado presente nas reivindicações do sector, com o objectivo de alcançar 1% do Orçamento do Estado
CréditosJosé Silva / Manifesto em defesa da Cultura

«Vamos aproximar-nos gradualmente, é o nosso objetivo e a nossa meta, mas não penso que no espaço desta legislatura, ou deste orçamento, cheguemos a 1% do Orçamento do Estado para a Cultura», disse Luís Filipe Castro Mendes.

O ministro da Cultura, que está de visita a Macau, afirmou à Lusa que haverá um reforço orçamental para o sector no próximo ano, mas afastou uma resposta positiva a uma das principais reivindicações dos trabalhadores e outros agentes culturais.

A desilusão com o anúncio dos resultados dos últimos concursos do Apoio às Artes, com o afastamento de várias estruturas com trabalho reconhecido e a redução dos apoios a outras, uniu grande parte do sector em protestos que tiveram na dotação de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura uma das principais reivindicações.

Na discussão do Orçamento do Estado para este ano, a deputada do PCP Ana Mesquita confrontou o Governo com o subfinanciamento e contrapôs com o objectivo de «1% para a Cultura». Na altura, o primeiro-ministro chegou a dizer que se fosse deputado votava a favor da proposta do PCP, mas o Governo que lidera continua a marcar passo.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui