|CPPC

Jorge Palma em concerto pela paz no Fórum Lisboa

Ao músico do «Bairro do Amor» juntam-se, entre outros, o Coro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música e Jorge Rivotti. O concerto, de entrada livre, é já este sábado, no Fórum Lisboa. 

CréditosPaulo Novais / Agência Lusa

A iniciativa é uma entre as várias que o Conselho Português Para a Paz e Cooperação (CPPC) tem vindo a realizar nos últimos meses com o objectivo de apelar à paz e recusar a guerra como solução para a resolução de conflitos.

No dia 21 de Maio, a partir das 15h30, sobem ao palco do Fórum Lisboa o Coro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música e o Grupo Cantares e Adufes da Voz do Operário, a que se juntam os músicos Jorge Rivotti e Jorge Palma, e a banda Povo. O concerto, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, é de entrada é livre, sujeita à lotação da sala. 

Com o lema «Parar a guerra, dar uma oportunidade à paz», o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) realizou um concerto na Praça D. João I, no Porto. A iniciativa decorreu ao ar livre no seguimento de o presidente da Câmara, Rui Moreira, ter recusado ceder o Rivoli para a realização da mesma. «Paz Sim, Guerra Não!» foi uma das palavras de ordem gritadas pelo público. Porto, 27 de Março de 2022  Créditos

Para o CPPC, este é um tempo em que se exige expressar «indignação face às guerras de agressão» e afirmar a solidariedade com os povos «vítimas do colonialismo, de actos de ingerência externa e de conflitos armados», de injustiças e desigualdades sociais. 

Neste sentido, defende que Portugal deve realizar uma política externa em defesa da paz, «consentânea com os valores de Abril» consagrados na Constituição da República, respeitando a «não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados». 

Viana do Castelo, Gondomar, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia (no passado dia 14) são localidades onde o CPPC tem vindo a promover concertos pela paz desde o início deste ano. No Porto, a iniciativa acabou por realizar-se na Praça D. João I, depois de o presidente Rui Moreira ter proibido a sua realização no Teatro Rivoli. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui