De 3 de Outubro a 30 Novembro, por dez cidades, irá decorrer a Festa do Cinema Francês. Criada no ano 2000 pelo Institut français du Portugal e organizada em colaboração com a rede de Alianças Francesas e diversos municípios, a Festa tem reunido entre 20000 a 25000 espectadores por edição.
No ano da 25.ª edição, a Festa arranca no Cinema São Jorge, com a antestreia de O Conde de Monte Cristo, que vai contar com a presença do ator Patrick Mille e do produtor Dimitri Rassam. O filme que já passou pelo Festival de Cannes é a adaptação de uma obra de Alexandre Dumas, romancista e dramaturgo gaulês, e é a maior produção cinematográfica de 2024 em França com um orçamento a rondar os 43 milhões de euros.
No dia 4, o realizador Stéphane Brizé irá apresentar o seu mais recente filme A Vida Entre Nós, a história de um ex-casal que se reencontra vários anos após a sua separação. No dia seguinte, está programada a antestreia de Os Indesejáveis, com a presença do realizador Ladj LY e do ator principal Alexis Manenti.
A 6 de Outubro, é apresentado Estrela Cadente na presença da dupla de realizadores belgas Dominique Abel e Fiona Gordon. Este filme integra simultaneamente o programa de antestreias, assim como a secção «Uma Língua, Múltiplos Olhares - a coprodução franco-belga».
Para apresentar o filme Sem Amarras, a Festa contará com a presença do realizador Simon Moutaïrou. O filme passa-se no século XVIII e acompanha um grupo de pessoas escravizadas que fogem dos seus opressores e se tornam fugitivas.
No dia 9 de outubro, Léa Domenach, a realizadora de Bernadette - A Mulher do Presidente, estará presente no Cinema São Jorge para apresentar esta obra sobre a antiga primeira-dama francesa que viveu na sombra do marido Jacques Chirac, para se tornar uma figura mediática.
A Festa do Cinema Francês conta ainda com uma secção Inéditos, ou seja, filmes que não têm ainda a distribuição comercial em Portugal. Neste campo será exibido Sidonie ao Japão, no dia 6 de Outubro, na presença da sua realizadora Elise Girard. Esta obra é uma viagem ao mundo literário, que conta com Isabelle Huppert no papel principal.
O certame conta ainda com a passagem de comédias como o Rir à Grande e à Francesa, e filmes sobre gastronomia, como o Cinema à Mesa. Serão ainda projectados filmes que já estrearam nas salas e que agora podem novamente ser vistos no grande ecrã e filmes para escolas.
Em novembro, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema será programada uma retrospectiva integral do trabalho de Chris Marker, cineasta, fotógrafo, ilustrador, ensaísta e crítico francês, mais conhecido pelos La Jetée, Sans Soleil e A.K. e um documentário sobre o cineasta japonês Akira Kurosawa.
A Festa do Cinema Francês passará por Lisboa, Porto, Coimbra, Oeiras, Almada, Setúbal, Leiria, Beja, S. Bartolomeu de Messines e Faro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui