Localizado cerca de 300 quilómetros a noroeste da capital do país, Damasco, as novas instalações médicas têm uma área total de 6000 metros quadrados. Contam com cem camas e 40 incubadoras, e possuem secções de Urgências, Cuidados Intensivos e Serviço Ambulatório, além de três salas de operações.
O director-geral do hospital pediátrico, Yasser Jouriyeh, afirmou que o custo do projecto rondou os 24 milhões dólares. «Além de prestar cuidados médicos gratuitos, ao nível do diagnóstico, terapia e cirugia, o hospital irá ainda desempenhar um papel na área da docência e da prática médica», explicou Jouriyeh, este sábado, citado pelas agências SANA e Prensa Latina.
Por seu lado, o primeiro-ministro da Síria destacou que a «construção deste tipo de projectos médico-científicos em anos de guerra evindencia a firme vontade do povo sírio de reconstruir o país».
A guerra de agressão terrorista à Síria teve sérios impactos no sector de Saúde, com dezenas de hospitais a ficarem fora de serviço. Nos últimos três anos – à medida que o Exército Árabe Sírio e seus aliados foram impondo derrotas ao terrorismo e libertando cada vez mais território nacional –, o governo de Damasco conseguiu reabilitar e reconstruir centenas de centros de saúde.
Biblioteca de Jerusalém inaugurada em Damasco
A Fundação Internacional de Al-Quds inaugurou na semana passada a Biblioteca de Jerusalém na capital da Síria, tendo como propósito ser uma fonte básica de documentação para qualquer investigador interessado na cidade ou na «causa palestiniana», indica a agência SANA.
A biblioteca inclui mapas, manuscritos, documentos, livros ensaísticos, de poemas e romances, além do arquivo da Fundação Al-Quds, especializado em assuntos palestinianos.
«A inauguração da biblioteca ocorre num momento em que necessitamos de documentação e centros especializados na questão palestiniana», afirmou Bouthaina Shaaban, conselheira política e mediática da Presidência da República, numa nota de imprensa.
Acrescentou que Israel, «o nosso inimigo usurpador, está a falsificar a história», pelo que assume maior importância o enriquecimento da biblioteca, «de modo a que o mundo se aperceba da verdade».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui