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Exportações de madeira seguem em bom ritmo no Vietname

As exportações de madeira e produtos derivados continuam a mostrar bons resultados no Vietname – oito mil milhões de dólares no primeiro semestre, revelou o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Monitorização da floresta no Centro do Vietname  
Créditos / forestsolutions.panda.org

Entre Janeiro e Junho deste ano, as vendas para o exterior ascenderam a 7,95 mil milhões de dólares, o que representa um aumento de 21,2% face ao ano anterior e equivale a 52,3% do plano definido para 2024, informou o ministério esta terça-feira.

Segundo indica a Vietnam News Agency (VNA), isto resultou num excedente comercial de 6,67 mil milhões de dólares – 21,6% superior ao do período homólogo.

Os EUA e a China são os principais importadores de madeira vietnamita, numa lista em que também se destacam o Japão, a República da Coreia e países da União Europeia.

Num país cuja massa florestal foi arrasada pela guerra, é dada grande ênfase à reflorestação, à protecção da biodiversidade e à preservação, mas também à defesa de um importante recurso, cujas exportações assumiram um peso crescente na economia.

As autoridades estimam que a área total de florestas plantadas atinja os 245 mil hectares ao longo deste ano e destacam novas abordagens, como a gestão da qualidade das mudas para melhorar a qualidade das florestas, bem como iniciativas para transformar florestas de pequena escala em florestas de grande escala.

Desse modo, refere a VNA, procura-se promover uma gestão florestal sustentável. Actualmente, o país do Sudeste Asiático conta com 495 mil hectares de florestas com certificado de gestão sustentável.

Um sector forte e em desenvolvimento, mas ainda com dificuldades

No final de Maio, Do Xuan Lap, presidente da Associação Vietnamita da Madeira e dos Produtos Silvícolas (ViForest), destacou o facto de o país se encontrar entre os principais exportadores de madeira do mundo, chegando a 170 países e territórios, e com uma presença já mais vincada no Médio Oriente e na Índia.

Lap disse que o Vietname afirmou a sua posição no mercado mundial graças às vantagens que detém no desenvolvimento florestal, às políticas de apoio ao sector e à adesão a acordos de comércio.

Também destacou o facto de as empresas vietnamitas estarem a investir em novas tecnologias e na transformação digital com vista ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Ainda assim, refere a VNA, reconheceu algumas dificuldades, tendo afirmado que, se a produção e as exportações no sector têm crescido de forma contínua ao longo dos anos, ainda dependem de mão-de-obra barata e matérias-primas, sem que o valor acrescentado dos produtos seja grande.

Lap chamou ainda a atenção para o facto de a maior parte das empresas vietnamitas serem de pequena dimensão e poderem ter dificuldades na resposta às flutuações repentinas e contínuas do mercado.

«Os produtos vietnamitas raramente são distribuídos directamente aos clientes, mas sim através de canais de distribuição estrangeiros e empresas estrangeiras», acrescentou.

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