Passar para o conteúdo principal

|Alemanha

A israelita Rafael vai produzir peças de mísseis numa fábrica na Alemanha

As informações sobre o fabrico de material militar pela Rafael na Alemanha vêm a público no contexto do aumento exponencial de apoio militar alemão a Israel na primeira metade deste ano.

Volkswagen Alemanha Israel armamento
Créditos / The Cradle

A Rafael Advanced Defense Systems – uma das grandes empresas israelitas de material bélico – planeia iniciar o fabrico de peças para os sistemas de mísseis da Cúpula de Ferro na fábrica da Volkswagen em Osnabrück, na Alemanha, refere o portal The Cradle com base em informação divulgada esta segunda-feira por uma revista alemã.

De acordo com a fonte, a Volkswagen chegou a um acordo para a venda da fábrica a um consórcio que inclui o governo do estado federal da Baixa Saxónia e um fundo de investimento bávaro.

A Volkswagen está a «optimizar» as suas operações na Alemanha, tendo em conta que a produção industrial no país abrandou depois da perda do fornecimento de gás natural russo a baixo custo, na sequência da guerra na Ucrânia e da destruição do gasoduto Nord Stream, em 2022.

Nesse sentido, acrescenta a fonte, o fabricante automóvel alemão vai também fechar quatro fábricas, despedindo até 50 mil trabalhadores.

O Financial Times noticiou em Março que a Volkswagen e a Rafael estavam em negociações para transformar a produção da fábrica de Osnabrück, no sentido de deixar de fabricar automóveis e passar a produzir componentes de mísseis.

De acordo com fontes citadas pelo Financial Times, a Rafael planeava fabricar peças e motores de mísseis, em vez de explosivos, que seriam produzidos numa outra unidade.

A Volkswagen e a Rafael fecharam o acordo para a venda da fábrica em Abril último. No entanto, este viria a ser bloqueado pela Autoridade de Investimento do Catar (QIA, na sigla em inglês), que detém 10% das acções da Volkswagen e 17% dos direitos de voto.

Para contornar a oposição do Catar, a Baixa Saxónia envolveu-se na compra da fábrica, juntamente com a Rafael e o Aurelius Capital, um fundo de investimento com sede em Munique.

A fábrica de Osnabrück emprega actualmente 2300 trabalhadores, não sendo ainda claro se irão manter os empregos ou que protecções laborais receberão. Existem informações de que a Volkswagen pretende assinar um memorando de entendimento com o Aurelius Capital com vista a proteger os direitos dos trabalhadores na fábrica.

Alemanha, Israel e o genocídio na Palestina

Os sistemas de defesa antimíssil israelitas ajudaram a entidade sionista a perpetrar o genocídio na Faixa de Gaza e levar a cabo as guerras no Líbano, Irão e Iémen.

A mudança da produção automóvel para a produção de mísseis marca o foco renovado da Alemanha no fabrico de armas, no contexto da guerra na Ucrânia e da guerra de agressão ao Irão, levada a cabo por EUA e Israel.

O apoio a Israel está no cerne da política externa de Berlim, com a Alemanha a aumentar de forma exponencial o seu apoio militar ao país que ocupa a Palestina.

Recentemente, a revista alemã Der Spiegel revelou que, mesmo com o genocídio na Palestina, Berlim aprovou a exportação de material militar para Israel num valor de quase 930 milhões de dólares só na primeira metade deste ano.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui