|Nicarágua

Nicarágua concretiza o desenvolvimento da rede hospitalar nacional

Com a construção de modernos equipamentos, que beneficiam centenas de milhares de utentes em vários departamentos do país, o governo sandinista está a desenvolver a rede hospitalar pública.

Interior do Hospital Primario Fidel Ventura, em construção no município de Waslala 
Interior do Hospital Primario Fidel Ventura, em construção no município de Waslala Créditos

Uma dessas obras é o Hospital Primario Fidel Ventura, localizado no município de Waslala (departamento de Matagalpa), cuja edificação regista um avanço de 88%, informou o Ministério da Saúde (Minsa) esta terça-feira.

Com um investimento superior a 629 milhões de córdobas (cerca de 16,4 milhões de euros), a unidade hospitalar contará com uma área construída de 2884 metros quadrados, cinco edifícios e diversas valências, que funcionarão com equipamentos de última tecnologia.

Ainda de acordo com a tutela, o hospital, que deve estar pronto em Abril deste ano, permitirá garantir a prestação de cuidados de saúde em melhores condições a mais de 76 mil pessoas nesta zona do país.

Nos últimos tempos, o Minsa tem dado a conhecer os avanços na construção de várias infra-estruturas da sua rede hospitalar pública. Um dos projectos em curso é o Hospital Regional Nuevo Amanecer, em Bilwi (Puerto Cabezas), na Região Autónoma da Costa Caribe Norte.

Com um investimento que ultrapassa os 69 milhões de euros, o novo hospital, com uma área edificada de 18 415 metros quadrados, irá prestar cuidados a mais de 242 mil habitantes.

Hospital Primario Fidel Ventura, em construção no município de Waslala (departamento de Matagalpa) / minsa.gob.ni

Para Maio deste ano, está prevista a inauguração do Hospital Departamental de Nueva Guinea, na região de Zelaya Central. Com sete edifícios, 184 camas, quatro salas de cirurgia e múltiplas valências, dará resposta a cerca de 323 mil pessoas.

Igualmente divulgados pelo Minsa foram os avanços na edificação do Hospital Departamental Luis Alfonso Moncada Guillén, em Ocotal, capital do departamento de Nueva Segovia, junto à fronteira com as Honduras.

A unidade hospitalar, que deverá ser inaugurada em Agosto deste ano, conta com sete edifícios dispostos numa área de 25 mil metros quadrados e servirá mais de 279 mil pessoas.

Com o regresso da Frente Sandinista ao poder, há 18 anos, a Saúde tornou-se uma das prioridades dos executivos do país centro-americano, que combateram a privatização dos serviços públicos promovida por 16 anos de governos neoliberais, tendo como objectivo restituir aos nicaraguenses o direito à saúde pública.

O sector também beneficiou com o restabelecimento das relações diplomáticas com a China, em Dezembro de 2021, já que a cooperação entre ambos os países conheceu um grande crescimento, contribuindo para o desenvolvimento da Nicarágua em áreas como a saúde, a educação, a agricultura, a habitação ou os transportes.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui