Uma dessas obras é o Hospital Primario Fidel Ventura, localizado no município de Waslala (departamento de Matagalpa), cuja edificação regista um avanço de 88%, informou o Ministério da Saúde (Minsa) esta terça-feira.
Com um investimento superior a 629 milhões de córdobas (cerca de 16,4 milhões de euros), a unidade hospitalar contará com uma área construída de 2884 metros quadrados, cinco edifícios e diversas valências, que funcionarão com equipamentos de última tecnologia.
Ainda de acordo com a tutela, o hospital, que deve estar pronto em Abril deste ano, permitirá garantir a prestação de cuidados de saúde em melhores condições a mais de 76 mil pessoas nesta zona do país.
Nos últimos tempos, o Minsa tem dado a conhecer os avanços na construção de várias infra-estruturas da sua rede hospitalar pública. Um dos projectos em curso é o Hospital Regional Nuevo Amanecer, em Bilwi (Puerto Cabezas), na Região Autónoma da Costa Caribe Norte.
Com um investimento que ultrapassa os 69 milhões de euros, o novo hospital, com uma área edificada de 18 415 metros quadrados, irá prestar cuidados a mais de 242 mil habitantes.
Para Maio deste ano, está prevista a inauguração do Hospital Departamental de Nueva Guinea, na região de Zelaya Central. Com sete edifícios, 184 camas, quatro salas de cirurgia e múltiplas valências, dará resposta a cerca de 323 mil pessoas.
Igualmente divulgados pelo Minsa foram os avanços na edificação do Hospital Departamental Luis Alfonso Moncada Guillén, em Ocotal, capital do departamento de Nueva Segovia, junto à fronteira com as Honduras.
A unidade hospitalar, que deverá ser inaugurada em Agosto deste ano, conta com sete edifícios dispostos numa área de 25 mil metros quadrados e servirá mais de 279 mil pessoas.
Com o regresso da Frente Sandinista ao poder, há 18 anos, a Saúde tornou-se uma das prioridades dos executivos do país centro-americano, que combateram a privatização dos serviços públicos promovida por 16 anos de governos neoliberais, tendo como objectivo restituir aos nicaraguenses o direito à saúde pública.
O sector também beneficiou com o restabelecimento das relações diplomáticas com a China, em Dezembro de 2021, já que a cooperação entre ambos os países conheceu um grande crescimento, contribuindo para o desenvolvimento da Nicarágua em áreas como a saúde, a educação, a agricultura, a habitação ou os transportes.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui