|Educação

Descentralização gera défice de 730 mil euros na Câmara de Setúbal

A insuficiência das verbas no âmbito da transferência de competências na Educação gerou um défice na Câmara de Setúbal de mais de 730 mil euros, só no primeiro semestre. Autarquia exige actualização dos valores.

CréditosNuno Veiga / Agência Lusa

Foram apresentados esta manhã, na reunião da Comissão de Acompanhamento da Transferência de Competências na área da Educação, os constrangimentos sentidos a vários níveis pela Câmara Municipal de Setúbal desde que o processo de descentralização foi iniciado, em Abril de 2022, pela mão do PS e do PSD. 

Segundo a vice-presidente, Carla Guerreiro, citada num comunicado da Câmara, no primeiro semestre de 2024 a autarquia recebeu «5 milhões, 459 mil e 825,79 euros, revelando-se insuficiente para o total da despesa directa do município com os encargos decorrentes da transferência de competências, que foi de 6 milhões, 216 mil e 139 euros».

A insuficiência das verbas transferidas pelo Estado para os encargos com pessoal não docente, instalações e equipamentos, apoios alimentares, transportes especiais e actividades de enriquecimento curricular e de animação e apoio às famílias, acrescentou a responsável, obrigou o município «a recorrer ao seu orçamento próprio para fazer face ao défice de 731 mil 543,65 euros, respeitante ao primeiro semestre de 2024». Como tal, Carla Guerreiro defendeu a necessidade urgente de o Estado actualizar aos montantes no âmbito da transferência de competências nesta área.  

A realidade dos números confirma os alertas e preocupações expressos antes de as autarquias assumirem o que se desenhava como uma transferência de encargos por parte da Administração Central. 

Realizada nos Paços do Concelho, a reunião desta manhã contou com a presença do Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, técnicos da Câmara Municipal de Setúbal e directores de agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui