Na iniciativa, que decorreu ao princípio da noite no Museu do Fado, em Lisboa, marcaram presença António Costa, Jerónimo de Sousa e Fernando Medina, entre outras personalidades.
Desta forma, passados pouco mais de dois anos após a sua morte e no dia em que se assinalam 78 anos do seu nascimento, a cidade de Lisboa presta homenagem a Ruben de Carvalho, homem de cultura e jornalista, que desde muito cedo se destacou na luta estudantil e na resistência antifascista, o que o levou por várias vezes às prisões da PIDE.
No seu longo percurso político, Ruben de Carvalho assumiu várias responsabilidades, por um lado, no plano partidário, nomeadamente enquanto dirigente do PCP e na organização da Festa do Avante! e, por outro, no plano institucional, designadamente como deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara Municipal de Lisboa, eleito nas listas da CDU.
Numa vida multifacetada, Ruben de Carvalho teve também uma profunda ligação ao Fado, nomeadamente através da organização da exposição «Fado: Vozes e Sombras» no Museu Nacional de Etnologia e da publicação da obra As Músicas do Fado, para além da sua contribuição associada ao processo que conduziu ao reconhecimento do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui