De forma alternada, o galardão é atribuído em três categorias distintas: Literatura: Romance, Novela e Conto, na edição deste ano; Literatura: Poesia, em 2024; e Estudos Locais, em 2025.
«Com este galardão, a autarquia reforça o estímulo e a valorização da criação literária e da actividade de investigação, ao mesmo tempo que presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município», informa a Câmara Municipal do Seixal (CMS) na sua página online.
Quando da instituição do prémio, em Novembro de 2021, Joaquim Tavares, vereador do PCP na CMS, justificou a escolha do nome pelo «seu percurso literário e político de significativa importância». Eufrázio Filipe foi presidente da Câmara do Seixal entre 1976 e 1997, «um período difícil, tendo contribuído para a afirmação e consolidação da democracia» no concelho, afirmou então o vereador.
O objectivo do município seixalense passa por apoiar obras originais, inéditas e não publicitadas, nas categorias de ficção e estudos locais, através da atribuição de prémios pecuniários. Com periodicidade anual, «o prémio vai distinguir obras nas áreas da novela, conto, romance e poesia», afirmou hoje Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal (CMS), nas suas redes sociais. «Na categoria de estudos locais, a participação é aberta a todos os interessados», podendo as candidaturas ser individuais, em co-autoria ou colectivas, «mas não póstumas ou de natureza infanto-juvenil». «Os candidatos têm de ser maiores de 18 anos e naturais, residentes ou que exerçam actividade laboral ou académica no concelho», no caso do prémio de literatura. Os prémios atribuídos serão no valor de cinco mil euros, no caso do prémio literário e 2500 euros, na categoria de estudos locais. Joaquim Tavares, vereador do PCP na CMS, justificou a escolha do nome de Eufrázio Filipe pelo «seu percurso literário e político de significativa importância». Eufrázio Filipe foi Presidente da Câmara do Seixal entre 1976 e 1997, «um período difícil, tendo contribuído para a afirmação e consolidação da democracia» no concelho, afirma o vereador. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Local|
Seixal institui Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe
Contribui para uma boa ideia
Com instituição do prémio, são também objectivos declarados «a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de carácter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico do concelho e o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação».
O município sublinha que as obras a concurso terão de ser «originais, inéditas e não publicitadas por qualquer forma ou meio». No caso do prémio na área da literatura, em apreço na actual edição, os candidatos devem ser maiores de 18 anos e «naturais, residentes ou que exerçam actividade laboral ou académica no concelho».
Os trabalhos a concurso na categoria de literatura não podem exceder as 350 páginas, explica a autarquia, acrescentando que as candidaturas podem ser individuais, em co-autoria ou colectivas, «mas não póstumas ou de natureza infanto-juvenil».
A cerimónia de atribuição dos prémios terá lugar no contexto das comemorações do aniversário do concelho.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui