Foi a 10 de Dezembro de 1996 que o Município do Seixal adquiriu a antiga fábrica da Mundet em hasta pública. Desde então, a empresa, que havia encerrado nos finais de 80 por falta de competitividade, foi sujeita a uma renovação dos espaços para outras finalidades e está prestes a ganhar uma nova vida.
Numa comunicação em vídeo, a autarquia celebra o aniversário da aquisição e anuncia novos projectos para a valorização da Mundet, a começar pela expansão do Ecomuseu Municipal do Seixal (EMS), com novas áreas expositivas e uma área de reservas museológicas. A arte e tradição cultural vão estar no Espaço Artesãos, o local para os artesãos do concelho aí desenvolverem as suas actividades.
Em termos ambientais, está prevista a recuperação do Alto de D'Ana, onde vai nascer o Parque Urbano do Seixal. O leque de novos projectos integra ainda a construção de um pavilhão desportivo e um novo espaço de restauração nos refeitórios da Mundet.
Um espaço de cultura
A valorização do património da Mundet teve início com a musealização, através do EMS. A par desta, a autarquia do Seixal transformou cada espaço de modo a garantir diferentes dinâmicas colectivas e culturais.
Nas antigas creches, construídas em 1939 para os filhos dos operários da Mundet, e onde funcionou já uma escola de segunda oportunidade, está instalada, desde 2013, a Escola de Música do Conservatório Nacional.
Os refeitórios foram convertidos em espaços para acolher iniciativas como o Março Jovem, o SeixalJazz, a Bienal Internacional de Medalha Contemporânea e exposições, entre outras iniciativas culturais e educativas promovidas pela autarquia.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui