Parte do telhado de uma das salas do Convento de Nossa Senhora da Saudação em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, ruiu devido à passagem da tempestade Leslie e ao avançado estado de degradação do imóvel.
Num comunicado, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que, em articulação com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a associação O Espaço do Tempo, «está a promover uma intervenção de emergência para contenção da estrutura, a que se seguirá uma intervenção de estabilização com vista à recuperação total do espaço».
A autarquia reitera, no entanto, a «urgência de ser garantido financiamento
público para a necessária recuperação» do Convento situado dentro do Castelo de Montemor-o-Novo, que é Monumento Nacional e está sob a tutela da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças.
Fonte municipal adianta ao AbrilAbril que foi pela «urgência» em intervir e preservar este património, cujo avançado estado de degradação já havia sido diagnosticado pela Direcção Regional de Cultura, que a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo assinou, em Agosto, o auto de cedência de utilização do Convento, por um período de 39 anos.
O objectivo passa pela recuperação do imóvel tendo em vista a sua aplicação a fins culturais, nomeadamente para a promoção de uma candidatura para criação e instalação de um Centro de Artes Transdisciplinares. Desde então, a autarquia tem vindo a trabalhar com a Direcção Regional de Cultura na procura de linhas de financiamento do projecto.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui