Intitulada «Fórum Público pela Reposição das SCUT – sem custos para o Utilizador A23 e A25», a iniciativa acontece no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, entre as 15h e as 18h da próxima terça-feira.
São objectivos do encontro «reforçar a evidência das consequências da introdução de portagens» nas vias rodoviárias A23 [Torres Novas - Guarda] e A25 [Guarda - Aveiro], e definir formas de intervenção pela abolição das portagens impostas em 2011 pelo governo do PS, mantidas entretanto pelo governo do PSD e do CDS-PP.
No passado dia 15 de Fevereiro, a Comissão de Utentes da A23 remeteu uma carta aberta ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na qual recordava os prejuizos causados à economia regional devido à introdução das portagens e à falta de alternativas seguras para os automobilistas.
«A introdução de portagens na A23 veio destruir por completo a capacidade competitiva e produtiva das micro, pequenas e médias empresas do Interior, principalmente das regiões fronteiriças, aumentando irremediavelmente os custos de vida de populações e empresas, e levando a falências, despedimentos e desemprego», lia-se no documento.
Na missiva, os utentes consideravam ainda que a introdução de portagens «carece de racionalidade económica», realçando que a receita das portagens «é inferior aos enormes prejuízos causados às economias regionais».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui