Polémica instalada

Elementos do Governo e do PSD viajam a convite de agentes económicos

Três secretários de Estado viajaram a convite da Galp para França durante o Euro2016. Entretanto sabe-se que o dono da Olivedesportos convidou três deputados do PSD para o mesmo fim.

Políticos do PS e do PSD estão envolvidos em viagens polémicas
CréditosJosé Sena Goulão / Agência LUSA

Três secretários de Estados, Rocha Andrade (Assuntos Fiscais), João Vasconcelos (Indústria) e Jorge Costa Oliveira (Internacionalização), terão viajado a convite da Galp para verem jogos da selecção portuguesa durante o Campeonato da Europa de Futebol 2016. O primeiro já manifestou a intenção de reembolsar a empresa, patrocinadora da selecção, enquanto o segundo terá pago o bilhete.

Entretanto já foram avançadas notícias de que o empresário Joaquim Oliveira, dono da Olivedesportos, convidou Luís Montenegro, Hugo Soares e Luís Campos Ferreira, deputados do PSD, para viajarem com o mesmo objectivo – algo que acabou por acontecer.

Multiplicam-se assim os casos de políticos ligados ao PS e ao PSD que aceitam convites por parte de grupos económicos, embora tal prática não venha de agora nem se cinja a viagens. Recentemente Maria Luís Albuquerque aceitou um cargo numa empresa que avalia a dívida pública portuguesa, por ela gerida enquanto foi ministra das Finanças entre 2013 e 2015. Também Durão Barroso, ex-Primeiro-Ministro e ex-Presidente da Comissão Europeia, tornou-se presidente não-executivo do Goldman Sachs, banco com ligações à eclosão da crise em 2008.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui