O encontro da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) tem início às 10 horas, no auditório da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa. De acordo com a organização, vão participar centenas de delegados de diversas organizações de deficientes que compõem a CNOD.
Para além da eleição dos órgãos da estrutura, os delegados vão discutir temas centrais da vida das pessoas com deficiência. No projecto de caderno reivindicativo, a CNOD aponta para sucessivos incumprimentos da legislação e da Constituição da República, nomeadamente em matéria de emprego, acessibilidades, saúde, educação, sexualidade e no direito a uma vida independente.
Os documentos a serem aprovados no congresso (projectos de análise e de caderno reivindicativo) têm estado em discussão junto dos associados da CNOD. A organização afirma, em comunicado à imprensa, que «tem estado envolvida nos vários processos de luta que se desenvolveram nos últimos anos» e que quer tornar o encontro magno num «sinal de vitalidade das organizações de pessoas com deficiência e das suas reivindicações».
A CNOD espera que o seu 12.º congresso seja «um momento determinante na luta pelos direitos» e de «reforço do movimento associativo das pessoas com deficiência». «A unidade e a luta podem servir de solução para recuperar direitos entretanto retirados e para conquistar definitivamente o fim das barreiras que impõem a desigualdade e a discriminação», concluem.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui