Num acto que ontem decorreu em Planes de Renderos, o dirigente da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) sublinhou a importância e o impacto social de um programa oftalmológico criado há 14 anos e logo em 2004 implementado em El Salvador.
Na ocasião, González salientou também a solidariedade dos líderes revolucionários Fidel Castro e Hugo Chávez, que fizeram questão de promover a saúde oftalmológica entre as camadas populacionais mais pobres e marginalizadas do país centro-americano.
«O nosso agradecimento a todos os trabalhadores da saúde que apoiaram este grande programa, exemplo da solidariedade de países irmãos como Venezuela e Cuba», afirmou Medardo González no acto celebrado em Planes de Renderos, onde lembrou os avanços alcançados durante os governos da Frente no que respeita à diminuição da pobreza, à alfabetização e à reforma da saúde pública em El Salvador.
Fez ainda questão de valorizar o trabalho dos mais de 235 voluntários da rede que percorre os territórios do país e presta atendimento a pessoas com problemas oftalmológicos nos diversos centros da Missão Milagre, como o hospital Santa Gertrudis.
Neste centro hospitalar, localizado no departamento de San Vicente, será aberta em breve uma segunda instalação cirúrgica, de modo a aumentar para 7500 as operações anuais de cataratas e pterígio, além do serviço de retina, informa a Prensa Latina.
Em Maio último, o trabalho da equipa cubana no Hospital Santa Gertrudris passou a ser complementado com a chegada de uma brigada itinerante oftalmológica da Venezuela, que realiza consultas e operações cirúrgicas nos hospitais San Rafael e Santa Ana.
A chegada desta brigada foi acordada no âmbito de um protocolo firmado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros salvadorenho e a Embaixada venezuelana no país.
Defender os mais pobres, aprofundar a unidade da América Latina
A Misión Milagro nasceu a 8 de Julho de 2004, por iniciativa dos governos de Cuba e da Venezuela, tendo como propósito ajudar pessoas com baixos rendimentos a resolver diversas patologias oculares. Faz parte do plano de integração da América Latina e dos programas que visam alcançar a unidade entre os povos da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA), refere a VTV.
O grande investimento de Cuba na área da Saúde e o alto nível de desenvolvimento que patenteia neste sector permitiram que, em conjunto com a Venezuela, milhares de latino-americanos tenham sido operados em países como El Salvador, Guatemala, Equador, Colômbia, Costa Rica, Venezuela, Bolívia, Argentina e República Dominicana.
Para além disso, o programa também tem sido aplicado a países fora deste âmbito geográfico, nomeadamente em África e na Ásia.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui