A reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, aconteceu esta terça-feira, em Lisboa, na qual o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal abordou assuntos relacionados com a prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares à população do Município e da região do Alentejo Litoral.
Vítor Proença, que também preside à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, chamou a atenção da tutela para o agravamento de respostas do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em particular para a insuficiência ou falta absoluta de médicos em várias especialidades, e tempos médios de espera para consulta «extraordinariamente elevados».
A informação é avançada numa nota da autarquia, onde se lê que «foi reforçada a incompreensão pela não abertura da nova urgência deste hospital, já que as obras estão concluídas, após quase cinco anos de luta e reivindicação dos cinco municípios do Litoral Alentejano», tendo sido igualmente colocada a «necessidade urgente» de o Ministério da Saúde recrutar mais enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais para o HLA.
Em relação ao Centro de Saúde de Alcácer, o presidente voltou a insistir na necessidade de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV).
O edil informou ainda o Governo que, apesar de não ser uma competência do Município, vai contribuir para criar uma nova extensão de saúde em Palma (investimento de 100 mil euros) e apoiar a execução de obras na extensão de saúde de Casebres (50 mil euros), de modo a que ambas as localidades não percam as suas extensões de saúde.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui