Os trabalhadores das cantinas escolares concessionadas à Uniself no município de Santo Tirso estão em luta por melhores condições de trabalho e vão realizar uma greve de 24 horas na próxima quinta-feira, dia 18 de Julho, segundo informação recebida do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte/CGTP-IN (Sindicato de Hotelaria do Norte).
Os trabalhadores queixam-se de «falta de pessoal nas cantinas», com particular incidência para as «preparadoras de cozinha», sobretudo «nas cantinas que confeccionam mais de 70 refeições». A consequência, para as cozinheiras, é o serem obrigadas a uma «polivalência desvalorizadora», tendo de «fazer tudo no refeitório, limpeza, lavagem de louças, preparação e confecção de refeições».
Queixam-se também de a falta de pessoal estar na origem de elevadas cargas horárias e «ritmos de trabalho intensos». Para contrariar tal facto, os trabalhadores exigem a « contratação das cozinheiras a tempo completo» e a « redução da carga horária».
Do ponto de vista do vínculo laboral os trabalhadores pronunciam-se «contra a contratação de trabalhadores pelas empresas de trabalho temporário» e preconizam a «passagem a efectivos de todos os trabalhadores, pelo menos das cantinas que estão abertas de Setembro de um ano a Julho do ano seguinte», bem como a contratação de trabalhadores «para todo o ano lectivo» contratualizado com o município e não por períodos mais curtos.
A luta trava-se também «por melhores salários», segundo o Sindicato de Hotelaria do Norte. Em 2017, na sequência de um processo negocial com a empresa e na sequência de uma reunião realizada na Câmara Municipal, o salário das cozinheiras de 2.ª categoria foi estabelecido em 629€, valor que os trabalhadores pretendem ver aumentado.
Por todas as razões aduzidas e também porque a empresa não está a cumprir o caderno de encargos municipal que a obriga, nomeadamente «o número de trabalhadores em cada escola e a carga horária diária», os trabalhadores em greve irão concentrar-se ao início da manhã, pelas 9h, à porta da Câmara Municipal de Santo Tirso, para exigir que a Câmara Municipal obrigue a Uniself a cumprir o caderno de encargos e os direitos dos trabalhadores.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui