|hotelaria

Hotel PortoBay Falésia substitui trabalhadores em greve

Os trabalhadores decidiram fazer esta greve para exigir à administração a integração nos quadros de efectivos da empresa e a actualização dos salários, de forma a repor parte do poder de compra perdido.

Créditos / Sindicato de Hotelaria do Algarve

Os trabalhadores do Hotel PortoBay Falésia, em Albufeira (Algarve), estão hoje em greve e concentraram-se, esta manhã, junto às instalações para demonstrar o seu descontentamento.

A greve tem por objectivo exigir à administração a integração nos quadros de efectivos da empresa, a actualização dos salários de forma a repor parte do poder de compra perdido nos últimos dez anos e o respeito pelos direitos consagrados na contratação colectiva aplicável por força das portarias de extensão, que a administração não está a cumprir.

Em declarações ao AbrilAbril, Tiago Jacinto, dirigente do Sindicato da Hotelaria do Algarve (CGTP-IN), afirmou que é a primeira vez que estes trabalhadores dinamizam uma luta deste tipo. Apesar do grande descontentamento, o ambiente na concentração era de ânimo e convicção na justeza das reivindicações.

«Como nos primeiros turnos a adesão foi de praticamente 100%, nomeadamente na cozinha e nos pequenos-almoços, a empresa substituiu os trabalhadores para assegurar o serviço», referiu o dirigente sindical.

Depois de chamar a GNR para fazer o auto da ocorrência, o sindicato apresentou uma denúncia à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) relativa a esta prática ilegal. Os trabalhadores decidiram pedir uma nova reunião à administração e marcar um plenário para, posteriormente, analisar o ponto de situação.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui