Sob o lema «Por uma Sociedade Inclusiva, Compromisso de Progresso e de Futuro», centenas de delegados das diversas organizações que fazem parte da CNOD vão debater a situação em que vivem os portugueses com deficiência e apontar caminhos para o futuro.
O congresso, onde serão eleitos os órgãos sociais da Confederação, foi antecedido de um período de discussão em que os associados aprovaram os documentos que vão ser debatidos e votados na reunião magna de 15 de Outubro. Temas como a acessibilidade, o emprego, a saúde e a educação foram alguns dos aprofundados em vários pontos do País.
Num comunicado enviado ao AbrilAbril, a estrutura considera que o encontro do próximo sábado, no Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, no Seixal, é também um sinal de vitalidade das organizações que a integram e das suas reivindicações, e um momento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
A CNOD representa 41 associações com milhares de filiados e engloba todos os tipos de deficiência: intelectual, motora, sensorial e orgânica. Em Portugal, representa o Fórum Europeu de Deficiência e é membro do Conselho Económico e Social, da Comissão para as Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência e integra o Mecanismo Independente para a Monitorização da Aplicação da Convenção da ONU para os Direitos das Pessoas com Deficiência.
A Confederação, cujo objectivo passa por promover a unidade e a cooperação entre o movimento associativo das pessoas com deficiência em torno dos problemas e reclamações que lhes são comuns, defende que só a unidade e a luta «podem servir de solução para recuperar direitos entretanto retirados» e «conquistar definitivamente o fim das barreiras que impõem a desigualdade e a discriminação».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui