|Setúbal

Estão a chegar as jornadas de ambiente de Setúbal

O programa inclui um ciclo de conferências, que arranca a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, no qual são apresentadas as linhas gerais da Estratégia de Ambiente do Município de Setúbal.

Créditos / CC BY-SA 3.0

A primeira conferência, agendada para o Cinema Charlot – Auditório Municipal, conta com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na qual dará conta da Estratégia de Ambiente do Município de Setúbal.

O programa deste primeiro encontro conta ainda com alocuções subordinadas aos temas do «Ordenamento do Território e Mobilidade», «Água e Resíduos», «Património Natural e Estratégia de Educação Ambiental», a par de uma mesa-redonda para debate e análise das matérias apresentadas.

A 16 de Junho realiza-se a segunda conferência, desta vez no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal, focada na biodiversidade e no património natural, «com a apresentação de planos de monitorização das pradarias e projectos de conservação da natureza desenvolvidos no território», explica o Município sadino num comunicado.

O «Plano de Monitorização das Pradarias Marinhas», «Projeto LIFE LxAquila», «Plano de Monitorização do Roaz-Corvineiro», «Monitorização de Ostras na Reserva Natural do Estuário do Sado» e «Classificação da Brecha da Arrábida como Heritage Stone» são temas apresentados no encontro.

O ciclo de conferências da edição de estreia das Jornadas de Ambiente de Setúbal termina a 22 de Junho com o encontro «Farm to Fork | Circuitos Curtos Alimentares», na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

O programa do encontro, lê-se no comunicado, inclui painéis temáticos subordinados ao «Projeto CLAIRE», «Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa», «Oportunidades de Financiamento», «Projeto The PLACE (K-Evolution)» e «Modernização das atividades tradicionais e dos produtos endógenos na Península de Setúbal».

Além do ciclo de conferências, as Jornadas de Ambiente de Setúbal integram outras actividades, como a exposição «Biodiversidade no IPS», com fotografias de José Sousa e Diogo Oliveira, patente até 11 de Junho na Casa da Baía.

O programa desta iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal inclui também a Mostra de Tradições Marítimas, de 31 de Maio a 17 de Junho, no Parque Urbano de Albarquel, evento da Semana do Mar e do Pescador, com organização da União das Freguesias de Setúbal.

Das Jornadas de Ambiente de Setúbal fazem ainda parte a quinta edição do certame dedicado à sustentabilidade, bem-estar e empregabilidade, «Feira ECOol», a 17 de Junho, e o «Há Festa no Parque», nos dias 3 e 4 de Junho, para assinalar o final do ano lectivo e o Dia Mundial da Criança,  ambos no Jardim do Bonfim.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui