Agendada para as 11h, a iniciativa visa dar a conhecer os objectivos da plataforma, prosseguir a recolha de assinaturas «pelo direito ao sono» e debater formas de acção para acabar com o «pesadelo» de ter o aeroporto internacional de Lisboa dentro da cidade, revela a plataforma cívica num comunicado. Tal como recordam os activistas na petição, «este é único grande aeroporto internacional que ainda funciona dentro de uma capital europeia».
Durante a iniciativa serão ouvidos testemunhos de moradores afectados pelo ruído constante dos aviões, dia e noite, e também um médico especialista em saúde pública. Recorde-se que, aquando da sua apresentação ao público, a plataforma revelou que mais de 200 mil pessoas na capital «não podem dormir, caminhar na rua, trabalhar, aprender, descansar, brincar ou conversar sem o incómodo ininterrupto dos aviões a passar». Ao mesmo tempo alertava para as várias consequências dos cerca de 600 aviões diários, um a cada dois minutos e meio (às vezes mais), na saúde dos lisboetas.
A plataforma «Aeroporto Fora, Lisboa Melhora» reclama o fim dos voos nocturnos – «queremos dormir sem tampões nos ouvidos» – e o cumprimento da lei do ruído, bem como a travagem da expansão da actividade aeroportuária em curso no Aeroporto de Lisboa e um plano para a substituição e desactivação definitiva do aeroporto da Portela.
Realça que Lisboa precisa de um novo aeroporto «que não afecte com níveis de poluição insalubres outras populações», nem destrua sistemas ecológicos vitais, precisando de estar «bem conectado à rede de transportes ferroviários de nível regional, nacional e internacional». Por outro lado, admite que o novo aeroporto, «construído por fases, em terrenos que salvaguardem o interesse público», tem de, progressivamente, permitir a definitiva desactivação do aeroporto da Portela, «no mais curto espaço de tempo possível».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui