|teatro

Seixal recebe «Ainda Marianas», inspirada nas «Novas Cartas Portuguesas»

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe no próximo sábado a peça de teatro Ainda Marianas, levada à cena pel'Os Possessos, baseada na obra Novas Cartas Portuguesas

Créditos / Filipe Ferreira

Integrada no programa das comemorações do Dia Internacional da Mulher no concelho do Seixal e concebida no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a peça Ainda Marianas baseia-se na obra escrita pelas escritoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa – que a publicaram tendo como ponto de partida o romance epistolar Cartas Portuguesas, publicado anonimamente em 1669 e atribuído à freira Mariana Alcoforado.

Em Ainda Marianas, Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu trazem as Novas Cartas Portuguesas à cena, a par com documentação histórica da época, pretendendo convocar uma reflexão em torno da memória colectiva de um país, da sua gente e do seu tempo.

Abordando temas como a paixão, a clausura feminina, a escrita, o sentimento de isolamento e abandono, as Novas Cartas Portuguesas foram um dos alvos da ditadura de Marcelo Caetanto, que em 1973 levou as autoras a julgamento e censurou o livro, retirando-o do mercado sob a acusação de ser «insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública».

O processo judicial das «Três Marias» (nome pelo qual ficaram conhecidas as escritoras) terminou aquando do 25 de Abril de 1974 e teve repercussões políticas e sociais além-fronteiras.

Fundados em 2013 por Catarina Rôlo Salgueiro, João Pedro Mamede e Nuno Gonçalo Rodrigues, Os Possessos são um colectivo artístico que reúne pessoas de diversas áreas (teatro, cinema, música, ciência e literatura), contando actualmente com cinco elementos: Catarina Rôlo Salgueiro, Isabel Costa, João Pedro Mamede, Leonardo Garibaldi e Leonor Buescu. Ainda Marianas sobe ao palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal no próximo dia 16 de Março, pelas 21h30. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui