|acção de denúncia

Trabalhadores da Pizza Hut reivindicam melhores condições e liberdade sindical

Numa concentração à porta da loja de Carnaxide, os trabalhadores convocados pelo Sindicato da Hotelaria do Sul realizaram hoje nova acção de luta.

Créditos / Sindicato da Hotelaria do Sul

A Ibersol arrecadou um lucro de 73,7 milhões de euros em 2023. Além do lucro, o grupo empresarial, dono da Pizza Hut e de outras cadeias de restauração, também acumula reclamações dos seus trabalhadores. Quem o afirma é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul que em comunicado apresentou diversos pontos de insatisfação.

O aumento dos salários e subsídios é o grosso das reivindicações. Para além de um salário digno, pede-se que o subsídio de alimentação seja actualizado em 150 euros para todos, eliminando a actual discriminação que beneficia apenas os cargos de chefia. 

Os trabalhadores também exigem que o trabalho aos feriados tenha remuneração igual a 200% do salário e que haja, de facto, uma progressão de carreira, uma vez que há quem tenha 15 anos de serviço na empresa sem qualquer avanço.

Nas questões da jornada laboral, os trabalhadores da Pizza Hut reivindicam ainda 35 horas semanais com escalas estáveis e folga periódicas aos fins-de-semana. As férias de 25 dias úteis para todos os funcionários também é uma das exigências.

As condições de trabalho também são alvos das críticas. De acordo com o sindicato, no dia-a-dia das lojas sente-se a falta de Equipamentos de Proteção Individual adequados e os profissionais clamam pelo pagamento do abono de falhas a todos os trabalhadores responsáveis por manusear pagamentos e recebimentos.

Face à progressiva organização dos trabalhadores dadas as más condições e a insatisfação, o patronato tem procurado condicionar a liberade sindical. «A empresa tem vindo a intensificar o clima de intimidação sobre os trabalhadores que reivindicam melhores condições de trabalho e perseguem os representantes sindicais, com suspensões e processos disciplinares, para retrair os restantes trabalhadores», denuncia a estrutura sindical no comunicado. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui