A operação de realojamento destas famílias está a cargo da Câmara Municipal do Seixal, que, no âmbito do Plano Municipal de Habitação, «pretende não apenas regularizar a situação habitacional, mas também promover a inclusão e o desenvolvimento comunitário», revela a autarquia num comunicado.
«Com o processo de realojamento faseado das 248 famílias pretendemos resolver um problema habitacional de longa data e, simultaneamente, possibilitar a estas famílias uma solução digna e satisfatória para todos os envolvidos, em novas habitações dentro da malha urbana», afirma o presidente Paulo Silva, citado na nota. Após o realojamento, acrescenta, estas famílias vão continuar a receber apoio dos técnicos municipais, «garantindo uma integração bem-sucedida e sustentável».
O núcleo de Santa Marta de Corroios caracteriza-se pela falta de infra-estruturas adequadas e por construções precárias, na sua maioria erguidas em terrenos privados e sem condições básicas de habitabilidade.
Depois dos realojamentos realizados em Vale de Chícharos, mais conhecido por Bairro da Jamaica, e no núcleo habitacional do Rio Judeu, pondo fim a estes bairros, o Município defende que o processo em curso «é também pioneiro e pretende ser um marco na transformação» do território e na vida das famílias, «estabelecendo um novo padrão para projectos futuros de habitação e inclusão».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui