«Não espero nem mais um ano para ser adulto. Estou decidido a ser alguém e é já!», diz Victor num grito de afirmação que poderá ser visto (e revisto) a partir do próximo dia 10 de Abril no Teatro Carlos Alberto, no Porto.
Com a chancela da companhia de teatro Os Possessos, em coprodução com a Artistas Unidos, com a encenação de João Pedro Mamede e com André Pardal, Ana Amaral, António Simão, Catarina Rôlo Salgueiro, Inês Reis, Isabel Costa, Henrique Gil, Leonardo Garibaldi, Leonor Buescu, Mia Tomé e Rafael Gomes no elenco, a peça escrita por Roger Vitrac, estreada em 1929, impõe um ritmo frenético digno de um thriller social.
Victor ou as Crianças no Poder aventura-se pelo dadaísmo e sob esse manto coloca uma criança a confrontar conformismo social da burguesia do pré-Grande Guerra, desafiando-o a cada afirmação. Situada a 12 de setembro de 1909, entre as oito e a meia-noite, no apartamento dos Paumelles, ao longo de três actos Victor expõe segredos, verdades e o desconforto de uma classe repleta de vícios.
O ritmo acutilante faz com que as duas horas de peça passem num ápice e a intensidade com que cada fala é entregue tem a capacidade de prender os espectadores. A trama agarra, as mentiras prendem e as verdade proferidas por Victor chocam.
Escrito por Roger Vitrac, dramaturgo francês que participou no movimento surrealista e se associou a Antonin Artaud para fundar o Thêàtre Alfred-Jarry, Victor ou as Crianças no Poder, com o seu humor e tragédia, quebra o preconceito de estaticismo de que o teatro é alvo.
Traduzido por Jorge Silva Melo, com a direcção técnica e desenho de luz de Diana dos Santos, sonoplastia de Tiago Raposinho, cenografia de Bruno Bogarim, figurino de Sara Loureiro, produção executiva de Joana Silva e assistência de encenação de Leonor Buecu, a peça estará em cena até 13 de Abril.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui